sábado, 4 de setembro de 2010

Congresso Saber

O Congresso Saber será realizado do dia 16 a 18 de setembro, no parque de exposição Imigrantes, terá como tema central “Cuidar do presente para garantir o futuro: o Saber agindo por um mundo sustentável”.
A programação está diversificada e muito atrante, escolhi algumas palestras para mostrar para vocês:

O cinema como ferramenta pedagógica no dia-a-dia da sala de aula.
A palestra busca detectar quais são as obras audiovisuais nacionais (e também internacionais) essenciais na formação do pensamento. As obras de Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Luis Sergio Person e demais criadores de igual relevância, precisam ser mostradas, analisadas e estudadas com a mesma acuidade que as de Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge de Lima, Murilo Mendes e outros pilares da cultura brasileira.
P16 16:30 às 18:30 Dia 16 de setembro - Carlos Reichenbach

Bullying – O Fenômeno cresce! Violência ou brincadeira?
Pretende-se dar um panorama sobre BULLYING e CYBERBULLYING ESCOLAR no Brasil, abordando as ações do poder judiciário. O intuito é despertar a atenção dos profissionais de educação, informar, conscientizar, sensibilizar e proporcionar subsídios para diagnosticar e corrigir as ações outrora brincadeiras, hoje um fenômeno de violência física e psíquica.
PD04 14:00 às 16:00 Dia 16 de setembro - Denivalda Cavalcante (mediadora), Aloma Ribeiro Felizardo, Elenice da Silva

O papel do professor como elemento motivador
A palestra discutirá a aprendizagem desde sua conceituação, passando pelos fatores que interferem na aprendizagem, pelas diversas maneiras que o processo acontece, além de abordar os tipos e funções de memória e sua relação com a motivação, a aprendizagem e a sustentabilidade.
P26 10:00 às 12:00 Dia 17 de setembro - Tânia Zagury
Jogos e atividades em alfabetização e letramento
Como os alunos aprendem? Quais são os estilos de aprendizagem? Todos aprendem da mesma forma?
Esta oficina tem como objetivo instrumentalizar professores para entender os estilos de aprendizagem e propiciar atividades diversificadas no trabalho em alfabetização e letramento, ensinando de uma forma lúdica e envolvente “os mistérios do código linguístico”.
OF07 19:00 às 21:00 Dia 17 de Setembro - Divani Albuquerque Nunes

Escola de inteligência - A formação de pensadores
A palestra terá quatro objetivos centrais.
Desenvolver as funções mais importantes da inteligência como: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar dos outros, trabalhar perdas e frustrações, libertar a criatividade, formar pensadores, proteger a emoção, gerenciar pensamentos, consolidar a auto estima, desenvolver a consciência crítica, formar pensadores, elaborar sonhos e projetos de vida e adquirir resiliência às intempéries sociais. Estimular o treinamento do caráter: perseverança, honestidade, espírito empreendedor, debate de idéias, disciplina, tolerância, liderança, solidariedade, capacidade de recomeçar, educação para o trânsito e educação para o consumo. Fornecer ferramentas para prevenir transtornos psíquicos: insegurança, fobias, ansiedade, agressividade, sentimento de culpa, falta de transparência e uso de drogas. Enriquecer as relações interpessoais através do diálogo, do debate de ideias, da educação para a paz e do trabalho em equipe. P38 19:00 às 21:00 Dia 17 de Setembro - Augusto Cury

Mais informações no site http://www.congressosaber.com.br/index.php?acao=54&codigo=112